17 de abril de 2016

Em Brasília: Curso Escreva com Técnica , com Rogério Godinho


B
rasília vai receber, no dia 21 de MAIO, o jornalista e escritor Rogério Godinho, que vai dividir um pouco de sua experiência no curso "Escreva com Técnica".
Confesso que não conheço o trabalho de Rogério, mas troquei algumas ideias por ele via telefone e fiquei positivamente impressionado. Vou participar da oficina dele, e como acredito que ela possa interessar a vários de vocês, pedi a ele que me enviasse alguma material para ajudar na divulgação - que apresento a seguir.

Você lê um texto eletrizante. Inesquecível. Passa o dia pensando em como gostaria de possuir aquela habilidade. Já lhe disseram que você escreve bem, mas nenhum de seus textos conseguiu atingir um efeito de tal dimensão.
A verdade é que aquelas linhas bem traçadas estão repletas de técnicas ocultas – você não enxerga, mas estão todas lá.
Então, você se senta diante do computador, inspirado pelo que leu, disposto a redigir algo memorável, que vire tema de comentários no bar e na internet.
Seus dedos dançam no teclado, tentando acompanhar as ideias que jorram em aparente sequência lógica. O celular pisca e as janelas da rede social chamam, mas você ignora e segue no encalço daquela ideia obscura.
"Descubra – em um único dia – as ferramentas que os escritores profissionais levaram anos para assimilar."
Perto do fim, a inspiração fraqueja, as palavras minguam e você teme que o resultado pouco se assemelhe ao que ia pelo seu espírito. Mesmo assim, ao concluir, vem a clássica sensação de pós-parto que sucede o trabalho intelectual: alívio, realização e um inebriante orgulho maternal. Consumido pelo esforço, faz uma última leitura rápida e publica. E espera.
Decorridos alguns dias, você admite a distância entre o real e o desejado. A audiência discordou, ignorou ou simplesmente esqueceu sua obra.
Aí você pensa: “vai ver, falta talento”.

Errado.
Sua habilidade está sendo desperdiçada pelo desconhecimento das ferramentas mais importantes da criação literária, desde a concepção inicial da mensagem até a última leitura antes de publicar. Pois é, caro redator, há técnicas até mesmo para a hora de revisar.

Conteúdo Resumido
1) O objetivo de um texto: Como convencer, disseminar e marcar a mensagem desejada.
2) Estrutura: Narrativa de um conceito, caos, complexidade e o desejo de continuar lendo.
3) Técnicas gerais: Força, ritmo, drama, enumeração e outros recursos.
4) O brilho do texto: O que torna um texto memorável.
5) A narrativa: O uso em um texto dissertativo. Como e quando.
6) Finalização: Fechos, polimento e revisão.
7) Aproveitamento posterior: Como usar ao máximo o que foi aprendido. O impacto na leitura cotidiana.

Público-alvo
O curso já foi ministrado em diversas agências de comunicação, como S2 Publicom, A4, Trama, Economídia, ConceptPR, Máquina e muitas outras.
Blogueiros, articulistas e até escritores publicados também fizeram o Escreva com técnica.
Mas quem não trabalha com texto também pode fazer o curso. Apesar do público especializado, o conteúdo atende a perfis variados e cerca de 20% dos alunos (ainda) não são redatores profissionais.
Confira alguns depoimentos de ex-alunos: http://www.rogeriogodinho.com.br/#!depoimentos/c3g8


Quem é Rogério Godinho
Escritor e jornalista com passagem pela Gazeta Mercantil, Forbes Brasil e colaborador do jornal Valor Econômico, IstoéDinheiro e Você S.A.
Autor da biografia O Filho da Crise, lançada em novembro de 2011 e traduzida para inglês e espanhol.
Em 2014, assina Tente Outra Vez – O Caminho de Nathalia Blagevitch em uma Sociedade Deficiente.
No mesmo ano, lança a biografia Nunca na solidão – Ética, sustentabilidade e o surgimento da nova política.
Estudou história global e globalização, em Harvard, e frequentou o Massachusetts Institute of Technology (MIT) como aluno visitante de filosofia.
Confira o site: http://www.rogeriogodinho.com.br  - Siga no perfil: https://www.facebook.com/rogergodinho

Serviço
Data: 21 de maio - Horário: 15h às 18h
Local: a definir
Valor: R$ 150
Inscrições: Escreva com técnica

Se você está interessado em outras oficinas para escritores, entre em contato e me avise, que há diversas novidades ainda neste semestre!

Gostou?  este post!

Nenhum comentário: