20 de julho de 2015

Escrever histórias é difícil?


E
screver histórias é fácil, muito mais do que parece à primeira vista!
Desde crianças temos a capacidade de contar histórias, o que falta à maioria das pessoas é simplesmente o treino para colocar estas histórias no papel.
É um pouco disso que fazemos aqui no Vida de Escritor, mostrar formas fáceis de enfrentar esta questão, cujas barreiras são muitas vezes mais psicológicas do que técnicas.
Para não dizer que esta ideia é estapafúrdia e tirada de nossa cabeça, citamos uma frase de José Saramago, Nobel de Literatura em 1998:

“Somos todos escritores. Só que uns escrevem, outros não.”


José Saramago

"“O que é escrito sem esforço, geralmente é lido sem prazer”
Samuel Johnson, expoente literário inglês dop século XVIII

Uma outra opinião a respeito, mais bem humorada, é a de Pablo Neruda, poeta chileno que dispensa apresentações:

“Escrever é fácil: Você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final. No meio você coloca ideias.”


Pablo Neruda
No entanto, se escrever é fácil, escrever bem demanda mais do que simplesmente vontade. Como em qualquer profissão, o que diferencia o iniciante do especialista é a o somatório de anos de persistência, de aperfeiçoamento, de busca pelas melhores técnicas de trabalho.
Não tenha receio de começar a escrever, mas se quiser levar a sério este lado, tenha em mente a frase de Samuel Johnson, poeta, ensaísta, novelista, biógrafo e crítico literário inglês que viveu no século 18 e que é descrito pelo Oxford Dictionary of National Biography como “o mais notável homem de letras na história da Inglaterra”.
Com sua visão aguda, Dr. Johnson, como era conhecido, sintetizou em uma frase o que deveria ser a filosofia de vida e de trabalho de todo escritor que se preza:

“O que é escrito sem esforço, geralmente é lido sem prazer”


Samuel Johnson


E você, tem uma "frase de cabeceira" que lhe orienta na profissão de escrever? Compartilhe conosco!

Gostou? este post!

2 comentários:

Zulmira disse...

A frase que sempre me vem à mente quando penso no ofício da escrita é esta: "Writing is more than living, it's being concious of living". (Anne Lindbergh). Nem sei se concordo, mas acho que tem uma força muito grande.

Alexandre Lobão disse...

Oi Zulmira,

Perdoe-me pela demora em responder, ainda estou tentando a aprender a lidar com uma reviravolta em minha vida, dois meses atrás.
Obrigado pela contribuição, não conhecia a frase e, com certeza, ela é MUITO significativa.
[]s! :)