23 de julho de 2014

Dúvidas de Escritores sobre livros infantis e de terror, como desenvolver personagens secundários e processo de escrita



C
omo recebi muitas dúvidas nas últimas semanas, o jeito foi publicar dois posts seguidos da série Dúvidas de Escritor.

Então, você já sabe como funciona: Envie suas dúvidas para o Vida de Escritor, por email ou comentando aqui no blog, e terei prazer em responder - e ainda mais prazer em descobrir a resposta, caso eu não saiba!

Vamos, então, a mais uma compilação de perguntas e respostas neste post da série Dúvidas de Escritor.

Pergunta: Quando escreve seus livros você pensa em determinada faixa etária para a criança? É diferente escrever para uma criança de 7 e para outra que tenha 11 anos...
Resposta: Sim, isso é essencial. A história precisa ter CONTEÚDO e FORMA/LINGUAGEM adequados à faixa etária, senão o livro não funciona. Uma possível organização é:
Nível de leituraDescrição
pré-leitores Livros sem texto para antes da alfabetização
leitores iniciantes Livros para o período de alfabetização
leitores autônomos Livros curtos para leitura independente
leitores críticos Livros juvenis para pré-adolescentes
leitores críticos e independentes Adolescentes, jovens e adultos
Veja que não é bem por faixa etária, mas por nível de leitura; usualmente as coisas estão associadas: uma criança com nível de leitura avançado para sua idade provavelmente também tem maturidade mais avançada.


Pergunta: Estou escrevendo onde busco abordar nos poemas temas que as crianças gostam: imaginar, tecnologia, animais, etc. Tento escrever os poemas de forma que as crianças utilizem bastante a imaginação. Você acha que estou no caminho? Pela sua experiência, do que você acha que as crianças gostam?
Resposta: Já ouvi dizer de um escritor experiente que “as crianças são mais poesia do que prosa”, elas pensam de maneira mais livre, então acredito que a poesia tem mais apelo para elas, desde que não seja surrealista a ponto de ser incompreensível. Então, sim, acho que você está no caminho certo.
Quanto ao que as crianças gostam... Depende muito! Meninos gostam de meleca, rolar na lama, brincar e brigar, misturando as duas coisas, correr na chuva, subir em árvores, gritar e dominar o mundo. Meninas gostam de casinha, de bonecas, de se vestir de mãe e de conversar com seus animais de pelúcia. Ou não, de repente tudo isso é só clichê... Mas pelo menos com meu filho e minha filha – tenho um casal – foi assim!!
"Escrever é pensar. Escrever bem é pensar claramente. Por isso é que é tão difícil escrever"
David McCullough, autor e historiador americano
Pergunta:
Preciso de fazer um livro em que o tema é o a morte de alguém, sendo que precisa se passar em um acampamento. Teria alguma dica ?
Resposta:  Antes de mais nada, eu diria para tomar cuidado com os clichês! Morte em acampamento é um dos temas mais explorados em filmes de terror.
Em segundo lugar, lembre que suspense é diferente de terror: a expectativa, o medo de que algo pode acontecer é suspense, e funciona muito melhor em livros do que o terror ou o horror (leia-se: morte, sustos e tripas...).
Suspense se consegue explorando pequenos detalhes das cenas, indicando o que os personagens estão vendo, ouvindo, cheirando, tocando/sentindo na pele, sentindo na boca, pressentindo...

Pergunta: Seria mais fácil organizar uma trama no estilo “livre”, ou seja sem estrutura, e ir usando
da criatividade com uma boa rotina de trabalho ou usar o estilo estruturado, escrever como você mesmo citou, criar pontos chave na historia e assim criar uma sinopse e ir seguindo está linha?
Resposta: Quanto à forma de escrever, não há forma mais fácil ou difícil, só a sua preferida. O André Vianco e o Stephen King escrevem de maneira “livre”, como você falou; eu e o Dan Brown preferimos o estilo estruturado. Acredito que para quem está começando é mais fácil organizar o trabalho antes de escrever, pelo menos em linhas gerais, o que evita que sua história fique “flutuando” e não termine nunca, ou você desanime porque não sabe quanto tempo vai demorar ainda para terminar; mas isso é apenas minha opinião sobre o assunto.

Pergunta:Estou trabalhando num romance e com certa dificuldade para dar vida a coadjuvantes na estória. O livro está me parecendo um diário, coisa que eu não gostaria que fosse.
Resposta:  O que você precisa é "viver mais" com eles, para que eles adquiram vida. Para isso, uma boa dica é fazer uma entrevista com cada um deles, onde cada resposta é uma pequena história. Por exemplo:
  • O que você diria que é sua melhor qualidade? Conte a estória de como você descobriu que era deste jeito (tinha esta qualidade).
  • Quando alguém pergunta ao seu melhor amigo como é que o você é, o que ele responde?  Porque este amigo pensa isso de você? Conte a estória que o levou a pensar assim!
  • Quando alguém acaba de conhecê-lo, o que esta pessoa pensa de você? Explique porque as pessoas pensam assim.
  • O que você diria que é seu pior defeito? Conte como é que você descobriu que tinha este defeito.
  • Diga uma coisa ou situação que você não consegue suportar. Por que você não suporta isso?
  • Qual é sua meta de vida, o que o faz seguir em frente? Conte como é que você percebeu, pela primeira vez, que esta era sua meta. E conte, também, como você espera chegar lá.

E você, há algo que gostaria de saber sobre o processo de criação de um livro, o mercado livreiro ou algo nesta linha? Pode perguntar!

Gostou?  este post!

Nenhum comentário: