28 de abril de 2014

Oficinas e eventos para escritores! 6a Flipiri (GO), Save the Word (BH) e 4º Congresso de Escritores (SP)!



ocê mora em Minas? Goiás ou DF? São Paulo?
Então não perca os eventos para escritores (e para leitores) agora em maio - iniciando esta semana!
Em primeiro lugar, gostaria de convidá-los a participar da minha "Oficina para escrever melhor" na VI Flipiri, Feira Literária de Pirenópolis, neste sábado, dia 3 de maio, a partir das 14:00.
O evento será um pinga-fogo para abrir as mentes dos participantes, com 15 minutos de palestras seguidos de 15 minutos de exercício, com a duração total de 3 horas - e, o melhor de tudo, é grátis!!!  Sim, você leu direito, o evento é gratuito e nele você verá: Paradigmas de criação para se escrever um livro; Premissa Estruturada; Criação de personagens; Introdução à cena e à trama; fechando com uma visão geral do mercado literário e uma sessão de perguntas e respostas.
E um detalhe importante, especialmente se você é professor: o evento dá direito a um certificado de participação que pode ser contado como parte de sua formação continuada!
Além disso, estarei neste mesmo dia, às 10:00, na mesa redonda sobre tecnologia e literatura, aproveitem para passar e bater um papo!
Promovida pelo Instituto Cultural Casa de Autores, a Flipiri começa no dia 1 de maio, com o tema "Viagens e Literatura". Incluindo o II Encontro de Ilustradores, o evento conta com grandes nomes nacionais como o arquiteto Elder Rocha Lima e os escritores Marcelo Carneiro da Cunha e Ignácio de Loyola Brandão, além de receber o primeiro convidado estrangeiro, o ilustrador norte-americano Todd Parr.  Conheça a programação completa e saiba mais em http://www.flipiri.com.br

Flipiri: Literatura, ilustrações, gastronomia e música em uma cidade aconchegante

O segundo evento que quero divulgar é em Minas, mais especificamente BH: A Oficina de Escrita Criativa Save the Word, com Max Velati.  Max é um escritor, ilustrador e colunista e mão cheia, realmente um ponto fora da curva.
O curso acontece a partir do dia 5 de maio, em duas reuniões semanais, e apresenta um pouco de tudo (de criação de personagens a dicas de mercado) que um escritor precisa saber para alavancar sua carreira.  Atenção: São apenas 10 vagas, e as inscrições terminam nesta quarta, então não perca tempo!
Veja detalhes do curso, inclusive seu custo (muito em conta, a meu ver) no folder neste post, e consulte mais informações pelo email oficina@letraseponto.com.br, ou pelo telefone (31) 3273.2374

O último, apenas porque é o evento que tem a data mais distante, é o 4º CONGRESSO LUSO-BRASILEIRO DE AUTORES DE JAMES McSILL & CONVIDADOS.

O evento é 100% grátis, nada é vendido e nada pode ser vendido. É um presente (100%) para autores e interessados em Storytelling e o mercado.   À noite temos o jantar de networking, graças a esses encontros, a maioria dos autores do James que participam, saem com contatos ou encaminhados à publicação. Que saibamos, é a única oportunidade que autores têm no Brasil de encontrar informalmente tanta gente da indústria.   
No dia do congresso haverá o Agency Open House.  
Quem envia um texto para a agência literária do James McSill compete com mais 5 mil candidatos a uma oportunidade de publicação; enquanto na Open House, se alguém apresentar algum muito bom, poderá não competir com ninguém, pois poderá na hora ter seu texto aceito. Desnecessário dizer que, para aproveitar esta chance,você deve levar um texto já com a máxima qualidade. 
Também é uma oportunidade de conversar informalmente com o James e receber um feedback sobre seu texto -- tudo isto gratuitamente, patrocinado por editoras, pela FAAP e pelos fundos comunitários do McSill Story Studio. Devido à grande procura, a agência fará o possível para o acomodar num horário que lhe seja mais adequado entre as 9 da manhã e 8 da noite. Inscrições pelo email: agency@mcsill.com 
Vale lembrar que graças a estes eventos de "Open House" e de networking, hoje a McSill Agency tem diversos autores publicados no Brasil (Zeli, Noscilene, Osório, Lovato, Erica, Debora, Arnaldo etc etc), em Portugal (Fernanda, Alessandra etc), na China (David etc).
O congresso ocorre no dia 31 de maio, na sede da FAAP, São Paulo, SP.
Mais informações no site do evento ou na página do FaceBook da agência McSill.






E você, já participou de alguma oficina ou curso de formação para escritores? O que achou? Há alguma que você queria divulgar? Entre em contato!

Gostou? Tweet este post!

Nenhum comentário: