23 de novembro de 2012

III Workshop de Escrita de Ficção - Últimas vagas, aproveite!

A
migos que acompanham o "Vida de Escritor"!
Vocês, mais do que ninguém, sabem como é importante se profissionalizar como escritor, portanto ninguém melhor que vocês para me ajudar a divulgar a terceira edição do workshop de Escrita de Ficção !
Peço então que façam uma forcinha, saiam da “zona de conforto” comum a todo escritor e passem a palavra adiante aos seus amigos e contatos!

Seguem informações sobre o evento, e fico à disposição para quaisquer esclarecimentos.
Desde já agradeço pela força!

III Workshop de Escrita de Ficção
O workshop abrange teoria e exercícios práticos para produção de romances, ajudando o escritor a organizar seu trabalho desde a estruturação inicial da ideia, conhecida como premissa estruturada, passando pela produção das cenas e o seu refinamento, até a conclusão da obra. Assim, são discutidos e exercitados aspectos ligados ao arco da trama, aos pontos de virada, à estrutura da cena, à construção de personagens consistentes e que falam à alma do leitor etc, tudo isso dentro de técnicas que orientam o trabalho do escritor e ajudam a evitar erros comuns como pontas soltas na trama, personagens inconsistentes e finais sem uma ligação natural com a estrutura da estória; além de ajudarem a evitar o temível “bloqueio de escritor.
Data: De 14 a 16 de dezembro,
Loca: CCB, 601 Norte, Brasília
Investimento:  R$ 765,00, pagamento em até 10 vezes, veja detalhes e alternativas no site
Informações, depoimentos de participantes e inscrições: http://workshop.escritacriativa.net

Seguem uma release mais completa e outras informações sobre o evento.

 III Workshop de Escrita de Ficção
Ocorrerá em dezembro a terceira edição do Workshop de Escrita de Ficção, evento conduzido por Alexandre Lobão e Oswaldo Pullen que traz palestras e oficinas com técnicas utilizadas pelos principais escritores de sucesso nos EUA e na Europa.
Esta é uma oportunidade única para os autores que desejam aprender os recursos que Dan Brown, Sieg Larsson e J.K.Rowling utilizam tão bem e que resultam em livros que, simplesmente, o leitor não consegue parar de ler. Incrivelmente estas técnicas são pouco conhecidas na América Latina, onde encontramos faculdades para a formação de críticos literários, mas não de escritores. Nos Estados Unidos e Europa, universidades vêm aperfeiçoando seus cursos para escritores há mais de cinquenta anos, gerando um conjunto de técnicas que qualquer autor comprometido com a qualidade de seu trabalho não pode ignorar.
O uso destas técnicas (consolidadas no exterior sob o nome de storytelling, ou a arte de contar) se reflete em obras bem estruturadas, coesas e altamente instigantes, que cativam o leitor e se tornam grandes sucessos de venda. Basta dizer que enquanto a CBL considera que uma obra de autor nacional que venda 20.000 exemplares pode ser considerada um sucesso de vendas, outras, de autores estrangeiros, como “O Código da Vinci” chegam a centenas de milhares e até a milhões de exemplares no país.
O workshop abrange a teoria e exercícios práticos destas técnicas, ajudando o escritor a organizar seu trabalho desde a estruturação inicial da ideia que dará origem ao livro, conhecida como premissa, indo passo a passo até a produção das cenas e o seu refinamento.
Esta forma de trabalho evita os erros comuns como pontas soltas na trama, personagens inconsistentes, além dos finais arranjados e sem uma ligação natural com a estrutura da estória, além de evitar o temível “bloqueio de escritor”.
Assim aspectos ligados ao arco da trama, aos pontos de virada, à estrutura da cena e outros são discutidos e exercitados ao longo do seminário, que também conduz os participantes à construção de personagens consistentes e que falem à alma do leitor.
Como resultado, temos um evento que ultrapassa as expectativas dos participantes - veja depoimentos em http://workshop.escritacriativa.net. Vagas limitadas – inscreva-se já!

Textos para o Twitter:
• O 1o e o 2º foram um sucesso. Veja depoimentos e detalhes, e inscreva-se no III Workshop de Escrita de Ficção em http://bit.ly/Escrita
• Quer aprender a escrever como os profissionais? Inscreva-se já no III Workshop de Escrita de Ficção em http://bit.ly/Escrita !
• Descubra os segredos dos autores de best-sellers internacionais! III Workshop de Escrita de Ficção, inscrições abertas em http://bit.ly/Escrita
• Já pegou aquele livro que você não consegue largar? Quer aprender as técnicas do autor? III Workshop de Escrita de Ficção - http://bit.ly/Escrita
• Conheça as técnicas p/ aperfeiçoar sua arte de Escrever. Inscreva-se! III Workshop de Escrita de Ficção http://bit.ly/Escrita #Literatura

Perguntas Frequentes
O que é o III Workshop de Escrita de Ficção?
 É um seminário voltado para os interessados em escrever ficção. Isto envolve aqueles escritores que querem trabalhar com romances, contos, além de roteiristas, pois o nosso trabalho lida com o que os americanos chamam de storytelling e que em português a gente poderia traduzir como a arte de contar estórias.
E qual é o seu conteúdo?
O que nós ensinamos e fazemos os praticantes exercitar são as técnicas de estruturação da trama, da construção de cenas e suas partes, desenvolvimento de personagens e os artifícios para prender a atenção dos leitores. O workshop apresenta técnicas para estruturar o trabalho do escritor desde a ideia inicial até o planejamento das cenas, dos pontos de virada e do clímax da estória, oferecendo uma organização que orienta seu trabalho e evita os temíveis “bloqueios de escritor”.
O que é que acontece durante o workshop?
Nós acreditamos que somente a prática pode levar ao aprendizado e é este o enfoque didático que damos ao treinamento. Assim, o peso das oficinas equivale ao das palestras, e todos os tópicos abordados são objeto de exercícios individuais ou em grupo.
Por que é que vocês resolveram ministrar este workshop?
Os escritores latinos em geral têm sua capacidade literária mais desenvolvida do que seu lado técnico, aquele voltado para o storytelling. Isto não é nenhuma característica diferenciada de nossa parte, mas sim porque as universidades e as academias no Brasil estão muito mais voltadas para o aspecto literário do que para a eficiência do contar.
O que é que ele tem de diferente em relação aos outros workshops?
Como dissemos, a não ser quando ministrado por raros professores visitantes, os workshops realizados no Brasil não envolvem as técnicas de escrita de ficção, sendo muito mais voltados para o lado da estética da escrita, ou seja, seu lado literário. Focam em detalhes do texto ao invés de prover uma visão mais ampla sobre a trama e o seu desenvolvimento.
Qual é a vantagem de escrever um livro de forma planejada?
Para iniciar, é o ganho de tempo. O livro se inicia já com o seu destino conhecido. Isto evita as idas e vindas de um livro escrito sem o planejamento, assim como pontas soltas na trama, imprecisão no arco dos personagens, e finais inconsistentes.
Será que escrever assim não perde a graça?
Quem tem que ter a surpresa é o leitor. O escritor deve manter o controle da estória, planejando o que vai mostrar e até onde vai esconder suas armas. Planejar e desenvolver de forma calculada as cenas e os personagens de uma trama são objeto de um grande prazer para os autores.
Onde e quando será? Como consigo mais informações?
O III Workshop de Escrita de Ficção acontecerá no CCB, Centro Cultural de Brasília, de 14 a 16 de dezembro, e será coordenado pelos escritores Alexandre Lobão e Oswaldo Pullen. Mais informações e inscrições no site do evento: HTTP://Workshop.EscritaCriativa.Net

Gostou?  este post!   

Nenhum comentário: