26 de fevereiro de 2009

Autores na Flipiri - Festa Literária de Pirenópolis

Vou pedir aos leitores do meu blog uma pequena pausa para falar da Flipiri - a Festa Literária de Pirenópolis, que ocorreu nos dias 13 e 14 de fevereiro.
Para quem não conhece, Pirenópolis é uma cidade pequena, com um centro estilo colonial (como Ouro Preto, Mariana e outras), que fica em Goías, a 140 quilômetros de Brasília. A cidade tem uma vocação cultural inata, com uma agenda de eventos bastante extensa e que neste ano foi acrescida da Flipiri.
A Flipiri, na falta de palavra melhor, foi realmente uma Festa! Muitas palestras lotadas, com leitores, curiosos, locais e turistas, se misturando para conhecer escritores e cineastas. Num clima intimista, após as apresentações os autores se juntavam à platéia nos restaurantes da cidade para bate-papos informais. Eu tive a felicidade de conhecer o admirável Ignácio de Loyola Brandão, e a oportunidade (ou seria a audácia?) de autografar um livro lado a lado com ele, na coletiva de autógrafos que ocorreu no fim da tarde.
Creio que isso é algo que todos escritores deve buscar: conhecer, conversar, observar e trocar idéias, sempre que possível, com os escritores que vieram antes deles. Observar o Ignácio de Loyola falando por 15 minutos me trouxe mais idéias e aprendizado do que a leitura de muitos livros teóricos poderia conceder. E não falo isso por falar, não. A postura, a facilidade de falar com o público, a forma de colocar de maneira extraordinária determinadas situações que ditas de outra forma poderiam parecer banais... Por tudo isso e mais um pouco é que digo que vê-lo falar foi uma lição de conhecimento, de técnicas de apresentação e de escrita, e mesmo de humildade, pois mostrou-me que há ainda muito caminho a percorrer!
Segue, então, minha dica: procurem seus colegas de profissão! Entrem em contato, troquem idéias, aprendam e ensinem! É raro o prazer de conversar com pessoas apaixonadas pela escrita, e depois que você o descobre, fica difícil largar! E é justamente neste quesito que julgo que Flipiri conseguiu vencer a sua irmã maior, a FLIP, pois sem o excesso de eventos e pessoas, criou mais oportunidades para escritores e leitores se conhecerem e efetivamente trocarem idéias. Espero vocês na edição do ano que vem! Semana que vem, curada a ressaca da Flipiri e do Carnaval, voltamos a conversar!

3 comentários:

disse...

Oba! Que bom que voltou a bloggar! :-)

Bjs.

Alexandre Lobão disse...

:) Obrigado pelo interesse!
Agora devo bloggar semanalmente! :)

[]s!

Ismande disse...

uau!!!!eu sou um jovem de 17 anos que adora ler e escrever e por acaso encontrei o seu blog no google.Adorei os textos e saiba que voçe acaba de ganhar um novo leitor e terei o prazer de comentar seus belos textos.
Um abraço.